A Supremo Industrial de Plástico Eireli passa anualmente por auditoria com base na metodologia estabelecida pelo sistema SMETA.
 
Auditoria de comércio ético dos membros da Sedex (SMETA) é um dos formatos de auditoria ética mais utilizados no mundo. Esses requisitos estão voltados às práticas de trabalho de sua cadeia de fornecimento.

Saiba mais...

O que é Auditoria Social?

Empresas Fornecedoras são avaliadas por um organismo certificador e têm seus relatórios de auditoria SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit) publicados, permitindo acesso para clientes visualizarem os resultados do desempenho da gestão socioambiental em sua companhia.

Consiste em uma metodologia comum para melhorar continuamente os padrões e promover a aceitação mútua dos relatórios de auditoria. Além dos princípios do código ETI (Ethical Trading Initiative – prevenção ao trabalho forçado, escravo e infantil, liberdade de associação, condições de trabalho seguras e higiênicas, salários e benefícios dignos e outros), o SMETA também aborda aspectos relacionados à trabalho estrangeiro, utilização de subcontratação, trabalho remoto e às questões ambientais. A diferença entre os escopos da auditoria “SMETA 2-pillars” para o “4-pillars” é devido à verificação da gestão ambiental e ética empresarial, indo além dos requisitos legais relativos a estes temas.

O que é SMETA?

Desenvolvido para ajudar os auditores a conduzir auditorias de alta qualidade que abrangem todos os aspectos da prática empresarial responsável. Ela também foi projetada para que os fornecedores compartilhem uma auditoria com vários clientes, atendendo a vários requisitos do cliente e reduzindo a duplicação e a fadiga da auditoria. Apenas empresas de auditoria (e seus auditores) que atendem a um conjunto de critérios definidos pela Sedex podem conduzir a SMETA.

SMETA é um procedimento de auditoria que consiste numa compilação de boas práticas na técnica de auditoria ética. Não é um código de conduta, uma nova metodologia nem um processo de certificação.

Concebida para reduzir a duplicação de esforços em auditorias de comércio ético, oferecendo vantagens a retalhistas, marcas de consumo e respetivos fornecedores. Utilizando a SMETA, um fornecedor pode realizar uma auditoria e partilhá-la com vários clientes, em vez de realizar uma auditoria diferente para cada cliente. Os documentos SMETA foram elaborados para serem utilizados por auditores experientes em consonância com as práticas estabelecidas atuais.

Quem pode utilizar a SMETA?

A auditoria SMETA abrange tantos os membros da Sedex, quanto as empresas que não são membros do programa.

Atualmente a plataforma utilizada para a publicação dos relatórios das auditorias sociais da Supremo é o FoodLogiq.

Se desejar saber mais sobre a auditoria SMETA aplicada na Supremo, entre em contato conosco através do nosso canal de SAC.